sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pasta de dente de elefante







   Há vários fatores que influenciam a velocidade de uma reação química. É essencial para compreender e ser capaz de prever as condições que afetam a taxa de reação. Um catalisador é uma substância que altera a velocidade de uma reação química para permanecer quimicamente inalteradas no final do processo. Os catalisadores aumentam a velocidade de uma reação química, diminuindo a energia de ativação e a reação atingir o equilíbrio mais rapidamente. Peróxido de hidrogênio, detergente, e azul de metileno ou qualquer outro corante são agitados com uma vara. O Iodeto de potássio é adicionado ao mesmo tempo a essa solução.

   Use óculos de segurança ao fazer esta experiência, pois a espuma atira muito alto para fora do cilindro e poderia ir em direção ao seu rosto.

  A reação é exotérmica. Este experimento mostra a decomposição do peróxido de hidrogênio catalisada por iodeto de potássio. Peróxido de hidrogênio (H2O2) se decompõe em água e gás oxigênio, mas normalmente a reação é lenta para ser facilmente percebida ou medida.

   O Íon iodeto de iodeto de potássio age como um catalisador - ele acelera a reação sem ser consumido no processo de reação.

   Oxigênio rapidamente deixa o sistema causando forte espuma do detergente, de forma a espuma explode para fora. Vapor saindo da espuma mostra que a reação é exotérmica (libera calor). Quantidades mínimas de iodo estão sendo liberados e podem ser detectados por sua cor, se o experimento é feito sem corantes.


Por Júnia Barreto, Marianne Viana, Mariane Neri, Máslova Rodrigues e Lucas Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário