domingo, 30 de outubro de 2011

Vulcão de Coca-Cola

                     

  A grande pergunta desse vídeo é: Por que a coca cola explode quando se joga Mentos?


                                      

   A resposta é simples, por causa do Ácido Carbônico (H2CO3).
   Pera aí? Ácido? Então coca-cola faz mal?
 



   Não. O Ácido Carbônico é o gás do refrigerante. Na fabricação de qualquer bebida gaseificada o gás carbônico (CO2) é misturado sob alta pressão e se associa a água, formando o Ácido Carbônico. Essa reação é facilmente reversível, mas a garrafa mantêm a pressão necessária para que o ácido seja mantido.
   Quando abrimos a garrafa, aos poucos o ácido se decompõe em água e CO2, de forma lenta e controlada. No entanto, quando adicionamos um sólido ao sistema, as bolhas de CO2 se acumulam ao redor dele, formando bolhas maiores e capazes de carregar consigo uma grande quantidade de liquido. Caso esse sólido tenha substancias capazes de interagir fortemente com a água, como glicose, alguns corantes e goma arábica, a dissociação do ácido carbônico é acelerada, formando bolhas maiores ainda. Essas substancias também quebram a tensão superficial facilitando o escape das bolhas.
   A explosão ocorre quando muitos sólidos com substancias capazes de interagir com a água são adicionados ao refrigerante, formando muitas bolhas de grande volume capazes de arrastar consigo grande quantidade de liquido a uma certa altura.


Por Máslova Rodrigues


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário